PORTARIA COANA\u00a0N\u00ba\u00a085,\u00a0DE\u00a014 DE NOVEMBRO DE 2017<\/strong><\/p>\n (Publicado(a) no DOU de 17\/11\/2017, se\u00e7\u00e3o 1, p\u00e1g. 30)<\/p>\n Disp\u00f5e sobre o despacho aduaneiro de importa\u00e7\u00e3o na modalidade de \u201cdespacho sobre \u00e1guas OEA\u201d.<\/p>\n O COORDENADOR-GERAL DE ADMINISTRA\u00c7\u00c3O ADUANEIRA, no uso das atribui\u00e7\u00f5es que lhe conferem o art. 140 e o inciso II do art. 334 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria MF n\u00ba\u00a0430, de 9 de outubro de 2017, e tendo em vista o disposto no art. 578 e no inciso I do art. 579 do Decreto n\u00ba\u00a06.759, de 5 de fevereiro de 2009, no art. 22 do Anexo da Diretriz Mercosul\/CCM n\u00ba\u00a032, de 13 de novembro de 2008, internalizada pelo Decreto n\u00ba\u00a06.870, de 4 de junho de 2009, e no inciso VII do caput do art. 17 da Instru\u00e7\u00e3o Normativa SRF n\u00ba\u00a0680, de 2 de outubro de 2006, resolve:<\/p>\n Art. 1\u00ba\u00a0O despacho aduaneiro de importa\u00e7\u00e3o de que trata o no inciso VII do caput do art. 17 da Instru\u00e7\u00e3o Normativa SRF n\u00ba\u00a0680, de 2 de outubro de 2006, para efeitos desta portaria, ser\u00e1 denominado \u201cdespacho sobre \u00e1guas OEA\u201d e observar\u00e1 o nela disposto.<\/p>\n Art. 2\u00ba\u00a0A modalidade de despacho de importa\u00e7\u00e3o de que trata o art. 1\u00ba\u00a0somente poder\u00e1 ser utilizada por pessoa jur\u00eddica credenciada como Operador Econ\u00f4mico Autorizado (OEA) certificada na modalidade OEA-Conformidade N\u00edvel 2 (OEA-C N\u00edvel 2) ou OEA-Pleno (OEA-P), conforme legisla\u00e7\u00e3o espec\u00edfica que disp\u00f5e sobre o Programa Brasileiro de Operador Econ\u00f4mico Autorizado.<\/p>\n I – a opera\u00e7\u00e3o de importa\u00e7\u00e3o for realizada por via aquavi\u00e1ria;<\/p>\n II – a Declara\u00e7\u00e3o de Importa\u00e7\u00e3o (DI) for do tipo \u201cConsumo\u201d ou \u201cAdmiss\u00e3o na Zona Franca de Manaus (ZFM)\u201d; e<\/p>\n III – o licenciamento de importa\u00e7\u00e3o, se houver, estiver deferido no momento do registro da DI.<\/p>\n Art. 3\u00ba\u00a0A DI na modalidade de \u201cdespacho sobre \u00e1guas OEA\u201d dever\u00e1 ser registrada:<\/p>\n I – de forma antecipada, antes da chegada da carga; e<\/p>\n II – sem informa\u00e7\u00e3o de data de chegada da carga.<\/p>\n Art. 4\u00ba\u00a0Os seguintes pr\u00e9-requisitos dever\u00e3o ser observados para o registro da DI mencionada no art. 3\u00ba:<\/p>\n I – o conhecimento eletr\u00f4nico (CE-Mercante) estar informado pelo transportador e associado a manifesto de importa\u00e7\u00e3o com porto de descarregamento nacional;<\/p>\n II – a Unidade Local (UL) de despacho e a UL de entrada no Pa\u00eds serem as mesmas; e<\/p>\n III – a carga n\u00e3o possuir atraca\u00e7\u00e3o no porto de destino final informado no CE-Mercante.<\/p>\n Par\u00e1grafo \u00fanico. Ap\u00f3s o registro da atraca\u00e7\u00e3o da embarca\u00e7\u00e3o no porto de destino final, a importa\u00e7\u00e3o n\u00e3o poder\u00e1 mais seguir o rito previsto nesta Portaria.<\/p>\n Art. 5\u00ba\u00a0A sele\u00e7\u00e3o parametrizada para canal de confer\u00eancia aduaneira, na modalidade de \u201cdespacho sobre \u00e1guas OEA\u201d, ocorrer\u00e1 logo ap\u00f3s o registro da DI, da seguinte forma:<\/p>\n I – canal verde, com o desembara\u00e7o autom\u00e1tico da DI.<\/p>\n II – canal amarelo, com an\u00e1lise documental logo ap\u00f3s a vincula\u00e7\u00e3o do dossi\u00ea eletr\u00f4nico \u00e0 DI, com os respectivos documentos instrutivos, antes da chegada da carga.<\/p>\n II – canal vermelho, com an\u00e1lise documental e verifica\u00e7\u00e3o f\u00edsica:<\/p>\n Par\u00e1grafo \u00fanico. Na hip\u00f3tese dos incisos I e II, caso sejam identificados elementos que apontem irregularidade na importa\u00e7\u00e3o, a DI poder\u00e1 ser objeto de an\u00e1lise documental e verifica\u00e7\u00e3o f\u00edsica.<\/p>\n Art. 6\u00ba\u00a0O deposit\u00e1rio registrar\u00e1 a presen\u00e7a das cargas vinculadas \u00e0s DIs na modalidade de \u201cdespacho sobre \u00e1guas OEA\u201d, informando no Siscomex Presen\u00e7a de Carga o N\u00famero de Identifica\u00e7\u00e3o da Carga (NIC).<\/p>\n Art. 7\u00ba\u00a0O deposit\u00e1rio dever\u00e1 manter a carga em \u00e1rea p\u00e1tio por 48 (quarenta e oito) horas, considerado somente o tempo decorrido em dias \u00fateis, a partir da sua chegada, quando a DI vinculada \u00e0 carga estiver desembara\u00e7ada no canal verde de confer\u00eancia aduaneira. Par\u00e1grafo \u00fanico. Findo o prazo previsto no caput, a carga dever\u00e1 ser armazenada pelo deposit\u00e1rio, caso n\u00e3o tenha sido retirada pelo importador.<\/p>\n Art. 8\u00ba\u00a0A entrega, ao importador, de mercadoria objeto de DI registrada na modalidade de \u201cdespacho sobre \u00e1guas OEA\u201d, dever\u00e1 seguir os procedimentos previstos no art. 55 da Instru\u00e7\u00e3o Normativa SRF n\u00ba\u00a0680, de 2 de outubro de 2006.<\/p>\n Art. 9\u00ba\u00a0A informa\u00e7\u00e3o da data de chegada de carga objeto de DI na modalidade de \u201cdespacho sobre \u00e1guas OEA\u201d ser\u00e1 preenchida automaticamente pelo sistema.<\/p>\n Par\u00e1grafo \u00fanico. A data a que se refere o caput ser\u00e1 a da atraca\u00e7\u00e3o da embarca\u00e7\u00e3o no porto de destino final informado no respectivo CE-Mercante.<\/p>\n Art. 10. A modalidade de \u201cdespacho sobre \u00e1guas OEA\u201d n\u00e3o poder\u00e1 ser alterada para outra modalidade ap\u00f3s o registro da DI, devendo a declara\u00e7\u00e3o ser cancelada se for necess\u00e1ria a altera\u00e7\u00e3o de modalidade.<\/p>\n Par\u00e1grafo \u00fanico. Havendo a necessidade de tr\u00e2nsito aduaneiro ou de informa\u00e7\u00e3o de presen\u00e7a de carga em recinto alfandegado diferente do informado na DI, a declara\u00e7\u00e3o dever\u00e1 ser cancelada.<\/p>\n Art. 11. O chefe da unidade de despacho aduaneiro da RFB poder\u00e1 editar atos complementares necess\u00e1rios \u00e0 operacionaliza\u00e7\u00e3o dos procedimentos previstos nesta Portaria.<\/p>\n Art. 12. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publica\u00e7\u00e3o no Di\u00e1rio Oficial da Uni\u00e3o.<\/p>\n JACKSON ALUIR CORBARI<\/p>\n <\/p>\n *Este texto n\u00e3o substitui o publicado oficialmente.<\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" PORTARIA COANA\u00a0N\u00ba\u00a085,\u00a0DE\u00a014 DE NOVEMBRO DE 2017 (Publicado(a) no DOU de 17\/11\/2017, se\u00e7\u00e3o 1, p\u00e1g. 30) Disp\u00f5e sobre o despacho aduaneiro…<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":754,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_mi_skip_tracking":false,"footnotes":""},"categories":[8,1],"tags":[112],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/753"}],"collection":[{"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=753"}],"version-history":[{"count":2,"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/753\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":756,"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/753\/revisions\/756"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/754"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=753"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=753"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=753"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}\n
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